quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A importância de recifes de corais


Os recifes de corais têm uma grande importância no ambiente marinho, que assim como e plâncton, possui mecanismos impressionantes de captura. Uma grande quantidade de corais alimenta-se de pequenos animais. Esta forma de alimentarem-se é observada facilmente em aquários bem equilibrados, na qual podemos adicionar uma porção de artêmias salinas (pequenos camarões que vivem em regiões de salinas) e verificar este impressionante comportamento dos animais que se transforma, projectando além de seus corpos, tentáculos para a captura do alimento. Um espectáculo emocionante.
Além dos corais, temos uma infinidade de organismos que retiram da água o seu alimento como esponjas que são verdadeiros filtros marinhos. No oceano pacífico é possível encontrar em algumas regiões uma espécie de esponja gigante que chega a ter mais de dois metros de altura, estas, têm o formato de um grande pote de barro com um orifício na parte superior. Esta espécie, que na verdade é uma colónia de milhares de indivíduos, que“suga” a água pelas laterais da colónia e expulsa água pelo grande orifício superior com uma pressão tal que é capaz de empurrar um mergulhador desavisado.
As rochas que formam um recife coralino são na sua grande maioria compostas de carbonato de cálcio, que normalmente são parte de corais mortos, e têm uma estrutura muito poderosa proporcionando abrigo para uma infinidade de formas de vida que também se estarão a alimentar de toda esta massa orgânica dispersa na água.

1 comentário: