terça-feira, 3 de março de 2009

Recifes de corais desaparecem 20 vezes mais rápido do que florestas


A mudança do clima faz com que recifes de coral desapareçam 20 vezes mais rápido do que as florestas tropicais, segundo o presidente da Sociedade Americana de Oceanografia e Limnologia, o português Carlos Duarte.
Os últimos dados obtidos por Duarte mostram que a taxa de perda de recifes está à volta dos 9% por ano. Além disso, entre 2010 e 2020 as massas de corais serão afectadas principalmente pela doença do "embranquecimento", causada pelo aumento de temperatura das águas.
Se a temperatura da água for superior a 29 graus centígrados, os corais sofrem "stress térmico" e expulsam zooxantelas, algas microscópicas que conduzem alimento e contribuem para a coloração dos recifes. Caso não consigam recuperar esses nutrientes, a perda pode levar à morte dos organismos marinhos.

1 comentário:

  1. Como se pode ver, os recifes de corais estão a desaparecer a um ritmo bastante alargado, visto que conseguem desaparecer mais rápido do que as florestas. Isto demonstra claramente, que tem de haver uma preocupação muito grande por parte da população para parar com este acontecimento.

    ResponderEliminar